FUCAPI

FUCAPI

Fábrica sustentável que produz energia fotovoltaica é instalada no Amazonas
 
As mudanças climáticas tornam a economia sustentável não apenas uma necessidade, como também um reforço considerável para a indústria. Exemplo disso foi o Centro de Soluções Ambientais (Cesam) da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), que instalou na fábrica da Technicolor, no Amazonas, um complexo que permite a reutilização sustentável na indústria por meio de quatro linhas de atuação e pesquisa: energia, água, efluentes e resíduos sólidos.
 
Isso é possível por meio das premissas de uma Green Factory ou Fábrica Verde, que aplica sistemas para a redução de impacto da industrialização no meio ambiente. O projeto tem como escopo a pesquisa e implantação de formas de redução de impacto dos processos fabris no meio ambiente. Isto permite que a empresa se torne mais sustentável.
 
Na perspectiva de energia, por exemplo, foi desenvolvida na fábrica a primeira microusina fotovoltaica que permite a geração de energia eficiente por meio da energia solar, com 9,18 quilowatts (KW) de potência. Esta microusina é capaz de alimentar a iluminação de três linhas do parque fabril mais o sistema de reuso de água.
 
Segundo o líder do Cesam/Fucapi, Pedro Sosa, o projeto visa ampliar as atividades na área de sustentabilidade para a indústria, além de gerar conhecimentos técnicos, científicos e adaptados à região norte e que possam ser divulgados e replicados em outras empresas. “Para gerar eficiência energética na área de produção foram aplicadas novas tecnologias e uma metodologia de uso de equipamentos mais eficientes e monitoramento de prevenção e redução de perdas energéticas”, explicou Pedro Sosa.
 
Na fase de testes e monitoramento, foram contabilizados ganhos em energia, devido à iluminação e o sistema de bombeamento da água de chuva estar conectado na microusina fotovoltaica. “A ideia é que as empresas possam desenvolver ações sustentáveis e já devidamente fundamentadas – devido os resultados da pesquisa – na economia de recursos naturais e insumos necessários para seu processo produtivo, principalmente em energia/eficiência energética, água, efluentes e resíduos”, destacou Sosa.
 

Confira este e outros clientes navegando no mapa abaixo

Desenvolvimento e Criação de sites: Criação de Sites - Artweb