A alta constante nos valores das contas de energia fez com que muitas pessoas, físicas e jurídicas, apelassem para a instalação de um painel solar. A alternativa é, em geral, mais acessível que outras opções disponíveis, além de, claro, ser mais ecológica.
O resultado desse movimento foi registrado pelo próprio governo federal, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reportados pelo Valor Econômico em 27 de outubro de 2021. Segundo o levantamento, a eletricidade gerada por esse segmento em comércios, indústrias, residências e terrenos de pequeno porte pelo país atingiu a marca histórica de 11 gigawatts (GW), o equivalente, conforme apontou o material, a quase 80% da capacidade total da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil.
Afinal, quais as vantagens da instalação de um painel solar?
Além da economia, já citada anteriormente, a instalação de um painel solar traz diversos outros benefícios. A começar pela sustentabilidade, um fator chave para qualquer empreendimento contemporâneo.
Seja qual for a vertente, a adesão a programas de administração mais ecológicos se tornam cada vez mais comuns, exigindo, assim, uma adaptação ampla de todo o mercado. E em grandes centros urbanos como São Paulo (SP) isso não é diferente.
A instalação em SP como alternativa para fugir da crise
Outra matéria publicada pelo Valor Econômico, dessa vez em 11 de novembro de 2021, apontou que a capital paulista é o terceiro município com a “conta de luz mais salgada” do país. As informações foram levantadas pela LCA Consultores com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tudo estruturado em um recorte de um ano iniciado em outubro de 2020.
Para contornar esse cenário, pessoas físicas e jurídicas localizadas na cidade seguiram o movimento nacional, conforme demonstrou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com o G1, que publicou a apuração da entidade, o número de casas e comércios que usam essa alternativa triplicou na capital em 2021 em comparação a 2020.
No texto, Bárbara Muniz, que o redigiu, destaca que, na prática, essa ação faz ainda mais sentido do que parece. Segundo dados na reportagem, a economia no fim do mês, para empresas, varia entre 60% e 70%. Em casas, esse número melhora ainda mais, com as contas podendo ser entregues a seus titulares com um valor até 95% menor.
Por isso, a instalação de um painel solar em SP é uma alternativa extremamente válida para fugir desse aumento. Através dela, essa alta pode ser contornada e, a longo prazo, completamente superada.
Onde instalar um painel solar em SP?
Para instalar um painel solar em SP não há segredo. Na Energia Pura, é investir nos melhores equipamentos voltados para esse segmento. Além disso, o blog da companhia pode ser usado como uma fonte extremamente rica de aprendizado sobre esse tema.
Por fim, também vale destacar a atuação em outras vertentes, como aerogeradores, bombeamento de água, carregadores de carros elétricos e um mini aerogerador movido a energia solar.