Entre essas inovações, está o sistema de bombeamento com energia solar, utilizado para ajudar pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água, abastecer pequenas comunidades ou irrigar plantações.
Um sistema de bombeamento de água solar é composto por uma bomba solar que é alimentada pela energia do sol, a qual é captada por um painel solar fotovoltaico. A bomba solar, portanto, funciona por meio do efeito fotovoltaico: a placa fotovoltaica recebe a energia solar nas células fotovoltaicas e transforma essa radiação em energia elétrica, que alimenta a bomba.
No bombeamento de água por energia solar, a bomba é responsável por captar a água do reservatório, poço ou até mesmo aquíferos, bombeando-a para o local desejado. Isso é possível graças ao efeito fotovoltaico, que permite a produção de energia que alimenta diretamente a bomba solar, dispensando o uso de bateria estacionária.
Um sistema de bombeamento de água por energia solar pode assumir diferentes tipos, dependendo da sua aplicação.
Submersa: A bomba solar é instalada dentro da água, seja em um reservatório, poço ou na água corrente. Ela possui uma simples manutenção, é econômica e está disponível em pequeno e médio porte.
Superfície: Também são bombas econômicas e possuem fácil manutenção. Elas ficam situadas nas proximidades da superfície da água, puxando-a da fonte e a deslocando para o uso em reservatório.
Gerador para bombas de corrente alternada: É destinado a grandes potências de bombeamento, sendo possível usar bombas de corrente alternada (CA) convencionais, acopladas a um gerador de energia solar.
Motor de alimentação: É necessário voltar a atenção para o tipo de solução e motor a ser usado no sistema de bombeamento solar.
Quer adquirir bombeamento de água por energia solar? Conte com uma empresa de confiança e de extrema qualidade no segmento!
A Energja Pura atua há quase 30 anos no mercado de mini e microgeração de energia renovável no Brasil com pioneirismo, desde 1993, respeitando os limites naturais do meio ambiente e eliminando gradualmente fontes de energia sujas e não renováveis.
A empresa acredita em desenvolvimento auto sustentável, desvinculando o crescimento econômico do consumo de combustíveis fósseis, visando melhor qualidade de vida e o futuro de novas gerações. A Energia Pura também foi responsável por projetos de grande importância e repercussão nacional como o primeiro prédio e a primeira prefeitura do Brasil a usarem energia eólica.
Além de projetos realizados para clientes como a Petrobras, Vale, Volvo, Ipiranga, Elektro, Caixa Econômica Federal, entre outros que possuem nossos sistemas, pois atuamos de forma qualificada e com total segurança.