PORTFÓLIO:
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ/SC

download

O prédio da Câmara Municipal de São José, cidade localizada na região metropolitana de Florianópolis, é um das primeiras edificações públicas do País a ser completamente sustentável e contar com um gerador próprio de energia eólica.
O aerogerador ao lado do prédio catarinense, modelo Skystream – importado e instalado pela Energia Pura Empreendimentos, é do mesmo tipo que funciona na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em Washington.

O que foi feito

A pequena usina de geração aproveita principalmente a localização da Câmara: o prédio está situado à beira-mar, no centro histórico de São José, é alvo de constantes e intensos ventos, o que facilitou a instalação do aerogerador de R$ 26 mil.
O equipamento pode produzir mais de 500 kWh de energia “limpa” por mês mesmo com rajadas de vento consideradas muito fracas para a região, de 6,5 m/s. Apenas a primeira semana de testes, em outubro, foram gerados 320 kwh, energia suficiente para abastecer metade da Câmara.
O presidente do Legislativo, vereador Amauri Valdemar da Silva (PTB), explica que o sistema deve trazer uma economia para os cofres do município no quesito “consumo de energia”.
De acordo com ele, a reforma da Câmara custou cerca de R$ 2 milhões e ainda trouxe outras inovações: no lugar de paredes, foram montados grandes painéis e janelas de vidro que permitem luminosidade durante todo dia aos 20 gabinetes de vereadores e servidores. Mesmo durante a tarde, não é necessário acender luzes nos corredores do prédio. Até o Plenário conta com uma parede de vidro com o objetivo de trazer mais luminosidade e evitar uso de energia nas reuniões realizados durante o dia.

Gerador de Energia Eólica Skystream e o presidente da Câmara Municipal de São José
“Quase não temos luzes acesas aqui. Cabe a nós integrantes da Câmara Municipal dar o primeiro exemplo em construções sustentáveis que aproveitem os recursos ambientais da melhor forma possível. Como iríamos fiscalizar e legislar sobre o tema sem dar o exemplo?”, afirmou. “O meio ambiente precisa deste cuidado e fomos os primeiros do País a fazer isso. O custo foi alto e o retorno é demorado, mas é preciso começar de alguma maneira”, continuou.

Além da torre onde foi montado o aerogerador, a obra da Câmara Municipal usa sistema de reaproveitamento da água da chuva para uso em banheiros, jardins e limpeza das instalações. Segundo o presidente Amauri, o sistema deverá proporcionar uma economia de 50% nas contas de água.

Assita a reportagem da Globo News sobre o projeto:

Conheça nossas aplicações

Realizamos projetos de grande importância e repercussão nacional.

RESIDENCIAL

RESIDENCIAL

Nossos sistemas de microgeração renovável para residências permitem que qualquer consumidor produza até 100% do seu consumo.

INDUSTRIAL

INDUSTRIAL

Sistemas que produzem energia que a sua empresa utiliza em conjunto com a concessionária de energia elétrica.

COMERCIAL

COMERCIAL

Solução de negócios inteligente que ajuda a diminuir a dependência mundial dos combustíveis fósseis.

CONDOMÍNIOS

CONDOMÍNIOS

Em nossos sistemas a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.

LUGARES ISOLADOS

LUGARES ISOLADOS

Sistema Off-Grid são ideais para locais isolados onde a rede elétrica da distribuidora não chega. Combinando a energia solar com eólica.

TELECOM

TELECOM

Geração de energia eólica com a energia solar fotovoltaica, utilizando pequenos aerogeradores e painéis solares.

ENERGY BACKUP

ENERGY BACKUP

Para pessoas e empresas que não querem ficar no escuro no caso de uma falha da rede elétrica da distribuidora, a melhor solução em No Break.

EMBARCAÇÕES

EMBARCAÇÕES

Projetados para carregar baterias a bordo, através da energia eólica e solar, utilizando aerogeradores e painéis fotovoltaicos.

Fale Conosco

Realizamos projetos de grande importância e repercussão nacional.

TELEFONE

(11) 4371-2002

E-MAIL

vendas@energiapura.com

ENDEREÇO

Av. Brigadeiro Faria Lima,
nº 1982 cj. 1401, São Paulo /SP
CEP: 01452-000

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Produtos Relacionados
0
preloader